sábado, 27 de agosto de 2011

Formiga Fantasma ( Tapinoma Melanocephalum)



Como acabar com a infestação de formiga Fantasma?

Boa pergunta! Vou relata a minha experiência para que sirva de ajuda para quem deseja acabar ou minimisar a infestação.

Em Julho de 2010 minha geladeira apresentou um problema,  chamei um técnico que identificou o problema, era um componente eletrônico que queimou e para a minha surpesa o problema foi causado pelas formigas fantasmas que causou um curto circuito, fiquei irritadicimo com a situação e resolvi comprar a guerra contra as pequeninas, pesquisei sobre o assunto o que me fez tornar um admirador das formigas (menos as fantasma que para mim são pragas)


Solução

Após pesquisar muito achei uma possível solução, um inseticida orgânico chamado inset  ele tem xarope de maçã e óleo de neem etc, as formigas fantasmas são atraidas pelo cheiro docê do xarope da maçã, é só borrifar nos cantos da casa e próximo de onde elas estão andando, e também nas portas e janelas.
Até minhas rainhas ja sofreram ataques das fantasmas, em um epsódio desses quase perdi todas minhas rainhas.

Você deve estar se perguntando por que um blog de promove a criação de formigas esta ensinando como acabar com formigas, simplesmente porque as fantasmas são uma praga que contaminam os alimentos, queimam aparelhos eletrônicos e estressa vê-las andando pela casa.

Reprodução

Elas são Poligínica ( tem varias rainhas na mesma colônia o que faz o formigueiro crescer rápidamente) e se reproduzem por fragmentação, uma rainha migra da colônia juntamente com suas crias para outro lugar e fundando outra colônia, se alimentan de alimentos adocicados e fontes de proteínas, tais como carne, peixe e frango (observado na minha residência), são muito pequenas e uma colher suja de leite com achocolatado pode alimentar uma colônia inteira.



Medidas para acabar com a infestação

As formigas precisam de dois elementos para sobreviverem, alimento e água, então temos que eliminar as duas fontes, procure manter a louça limpa, principalmente de alimentos adocicados, deixe a pia, tanque, copos e similares limpos e secos. Elas são pequenas e preferem ficar perto dessas duas fontes para não terem que se deslocar muito.



Após essas medidas aplique o inseticida inset, principalmente na cozinha, e quando elas estiverem fazendo aquele trilha, aplique o inseticida na trilha, elas vão adorar  o docinha.


Espero ter ajudado, boa sorte e não esqueça que é uma luta constante, elas são muito insistente, você acaba com elas mas acabam voltando.

17 comentários:

  1. kidó! aEHUeaHUea

    Tem um monte dessas em casa mas nunca me deram trabalho... Por enquanto estou em paz com elas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a primeira foto, onde cada um tem o abdomen da cor do líquido que absorvem... Mas porque o nome "fantasma"?

    ResponderExcluir
  3. Kaine, acho que é pq elas são tão pequenas que não são percebidas facilmente.

    Bruno, sorte sua!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Esse inseticida chamado inset pode ser usado em casas que tem animais como por exemplo gatos?...tenho uma gata que adora xeretar coisas novas e cacar essa formigas fantasma e procuro um produto que possa resolver meu problema com essas formigas e nao prejudique minha gata...
    ..

    obrigada! aguardo resposta

    ResponderExcluir
  5. Zoraide, o fabricante informa que não fz mal para cachorro, gato criança e plantas,clique na palavra inset que é um linke para uma pagina do fabricante.

    ResponderExcluir
  6. Já tentou criar uma colonia dessas??

    hahahahahah

    Legal! Formigas multicoloridas hahahahah

    ResponderExcluir
  7. Não! Elas são muito pequenas o que dificulta a observação, acho que perde a graça se não pode acompanhar as fases do desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  8. Eu já li que elas são chamadas assim porque saem a noite para picar a gente mas tem muitas aqui em casa mas nunca me morderam

    ResponderExcluir
  9. Vocês não conhecem um controle natural? Já vi espécies de formigas diferentes que se atacam, então, seria ótimo desenvolver uma espécie que combata as Fantasmas, e que depois seja fácil de ser eliminada.

    ResponderExcluir
  10. Acabo de receber a visita da HIGITEC que me tranquilizou: o que pensava ser cupim é formiga fantasma. Realmente, se alojaram perto de comida (cozinha) e onde deu vazamento em casa (água). É minúscula até mesmo para lupa e o abdome clarinho remete à nossa imagem de cupim.

    ResponderExcluir
  11. Mas, mesmo sendo formigas, vou tratar pois elas escavam sob o assoalho, por trás dos rodapés e aumentam frestas na alvenaria.

    ResponderExcluir
  12. Elas picam e dói pensei até q era pulga depois vi MTS na mesma na cama box q tristeza preciso acabar com elas

    ResponderExcluir
  13. Gostei da matéria, li essa faz algum tempo também achei simples de fazer.
    http://alguemsabe.com/dicas/como-acabar-com-formigas/

    ResponderExcluir
  14. Respondendo a dúvidas elas são chamadas de fantasma pois são pequeninas e de abdômens transparentes mas de cabeças escuras e se movem freneticamente e por isso além de serem difíceis de ver quando percebidas parecem pontos flutuantes sem corpos. Elas não picam fiquem tranquilos ( Há outras formigas poligínicas muito semelhantes como a formiga argentina e a faraó que se expalham pelo mundo também e outras possíveis explicações). Ironicamente elas sendo pequenas do jeito que são, insistentes e frenéticas são as formigas que vencem no final então não há como por outra formiga mais fácil como competido com exceção de outras pequenas, poligínicas, insistentes e frenéticas que seriam igualmente indesejáveis e difíceis de eliminar (pra quem está tendo problemas com elas há quem não tenha). Dá pra criá-lás mas geralmente em ambientes menores e mais específicos. Podem ser desinteressantes mesmo pra alguns mas elas tem a tendência de se mudar bastante e fazerem trilhas grandes então seriam boas pra passarem por finos tubos entre ambientes em algum ponto de observação. A melhor forma de eliminar é as dadas aqui mesmo: limpeza e secagem dos ambientes além de iscas. Algumas até possivelmente tóxicas pra bichinhos vendidas podem ser extremamente efetivas mas tem que ser obviamente pra que não tem bichos. Pra quem tem deve pegar produtos especificos mas existem diversos sem toxidades além das mais diversas armadilhas.

    ResponderExcluir
  15. lUCAS, ELAS PICAM SIM E DOI LEGAL.. EU NÃO SABTA MAS O Q FAZER P EXTERMINA-LAS.. ATÉ Q TIVE UMA IDEIA. LAVEI MINHA PAREDE TODA DA COZINHA COM SABÃO EM PÓ PRA FILTRAR ONDE ELAS ESTIVESSEM; BELEZA, HORAS DEPOIS AS Q NÃO MORRERAM COMEÇAM A SAIR DO ESCONDERIJO.. FIQUEI MUITO ENRRITADA SEM SABER O Q FAZER POIS JÁ HAVIA TENTADO DE TUDO; ENTÃO PENSEI: JÁ SEI VOU USAR INSETICIDA NA TRILHA DELAS. ESTAVAM TROCANDO DE LUGAR E PUDE VER ALGUMAS MAIORES Q NUNCA TINHA VISTO ANTES ENTÃO ENTENDI Q ERAM AS PRAGAS DAS RAINHAS COMO VC MESMO FALOU LUCAS Q NÃO É UMA SÓ, E REALMENTE NÃO É. TO CONSEGUINDO ACABAR COM ELAS AQUI EM CASA. HOJE APARECEU OUTRA TRILHA DEPOIS DE ALGUNS DIAS, FOI INSETICIDA NELAS.. USEI O SBP TEM SIDO MINHA SALVAÇÃO GRAÇAS A DEUS POIS ELE ME AJUDOU E ME DEU IDÉIA QUANDO NÃO SABIA MAS COMO FAZER. LEMBREI MUITO TEMPO ANTES CHEGUEI USAR ATÉ AGUÁ COM DETERGENTE, MAIS FOI DE POUCA VALIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja qual for a espécie que vc lidou se ela picou não era formiga fantasma. A fantasma inclusive vc pode meter a mão e atiçar um monte delas e o maior incômodo no caso vai ser a sensação delas andando sobre as mãos e braços. Sério. Tá confundindo.

      Excluir
    2. Claro que isso não muda problemas e soluções que ainda podem ser os mesmos pra diversas espécies com características semelhantes mas se pico não é a fantasma.

      Excluir

Deixe seu comentário, ele podera ajudar outra pessoa que busca informação