terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Formigueiro


Exemplo de ninho, que pode ocorrer no gênero Atta, a popular saúva

1 - Larvas e pupa
A formiga passa por três estágios antes de se tornar adulta: ovo, larva e pupa (imaturos). Nesse último, ela fica em estado de dormência, até eclodir e atingir a maturidade.2 – Câmaras O ninho da Atta é dividido em câmaras, ou panelas. Nelas, as formigas cultivam fungos a partir de folhas em decomposição.3 – Soldados As chamadas formigas “soldados” são responsáveis por proteger as entradas do ninho de possíveis predadores. Essas guardiãs têm a cabeça e as garras maiores do que as operárias “comuns”.4 – Lixo Uma das câmaras, geralmente no fundo do ninho, é reservada para armazenar o “lixo”: restos de fungos, folhas e ainda as formigas mortas.5 – Rainha     A saúva tem apenas uma rainha em seu ninho. Ela vive em média por dez anos, enquanto as operárias têm um ciclo de vida de cerca de quatro meses. Quando a reprodutora morre, a colônia se extingue em poucos meses.
     As formigas vivem em colônias e são divididas em castas, a casta das formigas rainhas, das formigas machos e das formigas fêmeas estéreis. Estas vão se diferenciar pelo tipo de alimento que lhes é fornecido durante toda a fase larval. Tal condição vai acabar por caracterizar as diferenças morfológicas de cada casta. Cada uma delas dura em torno de 15 anos, iniciando no momento em que uma formiga rainha cruza com um macho de casta diferente da sua e reproduz formigas obreiras e, terminando no momento em que a formiga rainha não consegue mais reproduzir.

As formigas são divididas em três tipos:

Formigas rainhas: possuem asas e podem reproduzir fêmeas. Vivem aproximadamente de quinze a vinte anos.
Formigas machos: possuem asas e vivem apenas algumas semanas com o único intuito de reproduzir
Formigas fêmeas estéreis: são as formigas operárias ou obreiras, reproduzem machos sem a necessidade de serem   fertilizadas. Vivem aproximadamente um ano.
Trabalho
Obreiras: cuidam da rainha, dos ovos, das larvas e de pupas.
Cuidadoras da manutenção de ninhos: abrem e fecham as entradas dos ninhos, mantêm estruturas e passagens   dentro da colônia.
Patrulheiras: designam os caminhos destinados para o forrageamento.
Forrageiras: seguem caminhos designados para elas, para acumular comida para a colônia.
Trabalhadoras de Meio-dia: manejam o lixo, chamado de meio-dia, e que parece ter uma significante relação a como   as formigas acham sua colônia.

Atribuição de Tarefas

Não existe uma fonte de liderança, diferentemente de como muitas pessoas acreditam. A Rainha está lá apenas para reproduzir e não para controlar a colônia.
Quando ocorrem alterações nas condições na colônia, a ênfase em certo trabalho se altera. Trabalhadores são movidos de uma tarefa para outra dependendo da necessidade. Quando se trata do forrageamento, ao ser o trabalho mais importante, vai ter prioridade ante qualquer outra tarefa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele podera ajudar outra pessoa que busca informação